Radio Live Gospel

Rádio Live Gospel via Mixlr: Live Gospel is on Mixlr

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Deus é real?

                               
(revisado por Débora Fernandes)

Deus é real? Essa é a grande pergunta. Se Deus não é real, então você pode jogar de acordo com quaisquer regras que você queira. Mas se Deus é real, então a conversa é outra. É interessante notar que a grande maioria das pessoas acredita que há um Deus. George Barna, que ganha a vida fazendo perguntas como essa às pessoas, descobriu que três de cada quatro adultos acham que há um Deus. Pergunte a quatro amigos e confira você mesmo. É claro que a realidade de Deus não pode ser determinada pela maioria de votos.


Como podemos saber se Deus é real? Não seria legal se pudéssemos pegar um telefone e dar uma ligadinha para ele? Ou passar do lado da casa dele para ver se seu carro está na garagem? Felizmente, há maneiras melhores de tratarmos essa questão. Considere esta perspectiva: uma vez que Deus é infinito e nós somos finitos, se Deus quisesse se fazer conhecido ele teria de fazer sua presença clara. Há afinal sinais que apontem a realidade de Deus? Winfried Corduan colocou a questão da seguinte maneira:”…nós podemos olhar para o mundo e ver se o mundo é construído de tal maneira que seja razoável acreditar que deve existir um Deus”. Assim como o caçador segue a trilha de um animal que ainda vai ver – pegadas, tufos de pêlo, galhos quebrados – estamos procurando impressões digitais de Deus no mundo físico.

Vários sinais (linhas de raciocínio) têm sido sugeridos ao longo dos últimos séculos. Vamos resumidamente considerar três deles. Primeiro, o mundo parece funcionar de acordo com uma lei universal de causa e efeito, isto é, todo efeito observável deve ter um “empurrão” inicial de algum agente ou causa. Todas as “coisas” (um termo altamente científico) que observamos são dependentes de outras “coisas” para sua existência. Se pensarmos sobre lá atrás, voltando ao primeiro evento, poderia ser perguntado: Quem foi a causa? É ai que parece existir um ser que não foi “causado”. Filósofos gostam de chamar isso de um ser necessário. Isso poderia ser Deus?

Um segundo sinal que deve ser considerado é o que os cientistas hoje chamam de indícios de uma “Criação Inteligente”. A sugestão é que o universo exibe propósito, projeto e intenção. Essa não é uma idéia nova. William Paley sugeriu que se você estivesse andando por um campo e achasse um relógio no chão reconheceria que ele é uma máquina que tinha um propósito e que não cresceu na floresta como plantas e árvores. Uma conclusão racional seria a de que alguém intencionalmente construiu um relógio. O universo é infinitamente mais complexo que um relógio e como resultado, aponta muito mais para um criador inteligente.

Um terceiro indício tem a ver com o fundamento moral do universo. C. S. Lewis se referiu a isso como a “lei da natureza humana”. Isso não quer dizer que pessoas em todos os lugares concordem em todos os valores morais, mas todo mundo tende a viver de acordo com certos princípios morais comuns. Por exemplo, pessoas e culturas têm idéias diferentes sobre quando é apropriado tirar a vida de outra pessoa, mas ninguém (que fosse considerado são) sustentaria que assassinar indiscriminadamente a sangue frio sem razão alguma seria apropriado. Parece que a humanidade foi intencionalmente criada com um compasso moral interno.

Todas os três sinais apelam para o nosso senso comum e se encaixam em observações que podem ser feitas sobre o mundo. Nem todo mundo pode ser convencido por esse raciocínio, mas parece fazer mais sentido acreditar que Deus é real do que afirmar que não. Se isso é verdade, então talvez existam outras coisas que se pode saber sobre Deus. Por que não seguir a trilha e ver onde ela vai dar?


Créditos: Sua Escolha

Nenhum comentário:

Postar um comentário